Quando o assunto é saúde do coração, todo tipo de avaliação é importante. E entre os exames cardiológicos existentes para assegurar que este órgão precioso está funcionando perfeitamente, existe um que faz você suar a camisa, mas por um bem maior: o teste ergométrico.

Também conhecido como teste de esforço, ele analisa de que maneira o sistema cardiovascular reage quando o corpo está em movimento, como em uma atividade física, e converte os dados em gráficos para análise do cardiologista.

Você já fez um teste ergométrico? Continue lendo este texto para entender como ele funciona e para que serve.

O que é o teste ergométrico?

Teste ergométrico é um exame cardiológico que avalia o desempenho do coração quando está sob esforço (por isso é também conhecido como “teste de esforço”). É feito em uma esteira ou cicloergômetro.

Auxilia no diagnóstico de doenças cardiovasculares, além de permitir o acompanhamento de resultados de tratamentos, avaliar a capacidade funcional e condição aeróbica de atletas, entre outras análises.

Entenda melhor o que é o teste ergométrico com a explicação do Dr. Eduardo Ferreira de Siqueira (CRM 74215), cardiologista da Clínica Consulta Fácil.

Para que serve o teste ergométrico?

O teste ergométrico auxilia em, de maneira resumida, cinco pontos:
1) Na prevenção e diagnóstico de doenças cardíacas;
2) Para avaliar a evolução e prognóstico de problemas no coração;
3) Na prescrição de exercícios;
4) Na avaliação da capacidade funcional e condição aeróbicas de atletas;
5) Para fornecer dados para perícia médica.

Como é feito o teste ergométrico?

Primeiro, é importante saber que cada teste é feito em etapas e intensidade diferentes para cada paciente, dependendo da indicação e saúde da pessoa.

Com tudo isso claro, eletrodos são colocados pelo corpo, a pressão arterial é colhida e a esteira (equipamento mais comum usado para o exame) começa a funcionar. Durante o exercício, a velocidade e inclinação do aparelho mudam. Ao fim, a pressão é medida novamente.

Teste ergométrico em Mogi das Cruzes

O teste ergométrico é um importante exame que auxilia na identificação de problemas cardíacos, como a doença arterial coronariana, arritmias e hipertensão arterial. Aqui, na Clínica Consulta Fácil, você pode fazer esse e outros exames pedidos pelo cardiologista com ampla disponibilidade de agenda e por um valor justo.

Tire dúvidas ou agende sua data pelo telefone: (11) 3786-1010 ou WhatsApp: (11) 99149-8653. Se preferir, clique no botão abaixo e seja redirecionado para nossa conversa.