Você certamente conhece uma pessoa que sempre fica resfriada quando a temperatura cai e outra pessoa que mal fica doente. Isso acontece por causa da imunidade de ambas.

Quando adoecemos com muita facilidade, devemos acender um sinal de alerta, porque isso significa que o sistema imune não está tão fortalecido quanto deveria e é hora de investigar o motivo para, então, buscar uma solução definitiva. Para isso, é necessário o auxílio de um médico, que pedirá exames e tratará a raiz do problema.

Mas, para tirar a dúvida de imediato, listamos aqui alguns sintomas da baixa imunidade e algumas prováveis causas. Continue a leitura!

O que é o sistema imunológico?

O sistema imunológico é formado por um conjunto de órgãos, tecidos e células que agem para combater agentes invasores e evitar o desenvolvimento de doenças ou infecções, ou seja, ele é o responsável pela proteção do organismo.

Quando ele está enfraquecido, nós ficamos doentes com mais facilidade e apresentamos sintomas característicos, como cansaço em excesso e queda de cabelo.

Sinais de baixa imunidade

– Cansaço excessivo;
– Febre e calafrios frequentes;
– Náuseas, vômitos ou diarreia;
– Doenças simples que ficam graves, como gripes que duram semanas;
– Herpes labial, estomatite e amigdalite na boca;
– Infecções respiratórias persistentes e constantes;
– Perda ou ganho de peso;
– Queda de cabelo e/ou unhas fracas;
– Estresse;
– Má qualidade da pele.

Principais causas da baixa imunidade

Existe uma grande variedade de motivos que causam uma baixa no sistema imunológico, mas as principais são relacionadas aos hábitos ruins do dia a dia. A má alimentação, por exemplo, contribui muito para isso, já que o nosso organismo precisa de vitaminais e minerais específicos para se manter saudável e forte.

Falta de atividade física, ingestão de álcool e cigarros também fazem mal para as defesas do corpo e o mantém mais vulnerável à agentes infecciosos, como vírus e bactérias.

Além disso, situações de estresse e ansiedade também podem comprometer o funcionamento das células de proteção do organismo, tal como algumas doenças crônicas, como lúpus, câncer e diabetes, e medicamentos imunossupressores, corticoides ou antibióticos.

Seja qual for o caso, só será possível saber com precisão o motivo da baixa imunidade se fizer uma série de exames e passar por uma consulta com o médico. Assim, o problema é resolvido completamente e não há risco de se agravar.

5 passos para fortalecer a imunidade

1) Priorize a alimentação saudável
Como dissemos, os hábitos ruins são os que mais prejudicam o sistema imunológico, por isso, o primeiro passo é melhorar a alimentação. Frutas, legumes e verduras são muito bem-vindas para garantir as vitaminas e minerais necessários.

2) Tome bastante água
Complementando a boa alimentação, hidrate-se bastante e tome pelo menos 2 litros de água por dia. Seu organismo vai agradecer!

3) Faça atividades físicas
Ainda com o foco de melhorar os hábitos, adote alguma atividade física em sua rotina e mantenha a prática regularmente. Assim, seu sistema imunológico ficará forte contra a maioria das doenças.

4) Tenha bons hábitos de higiene
Os hábitos de higiene contribuem para prevenir doenças e infecções, já que elimina as bactérias e germes. Por isso, nunca se esqueça de lavar as mãos!

5) Visite regularmente um médico
Você não precisa sentir algum sintoma para procurar um médico. As consultas preventivas, ou seja, que evitam o surgimento de problemas, são excelentes para garantir sua saúde.

Se precisar, agende sua consulta conosco!
Clínica Consulta Fácil
Endereço: Rua Engenheiro Eugênio Motta, 190, Centro – Mogi das Cruzes
WhatsApp: (11) 99149-8653 | Telefone: (11) 3786-1010